quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cerny fala sobre a origem da arquitetura do PS4

Responsável pelo console admitiu que foram cometidos erros com o PS3. 

imagem


Está atualmente sendo realizado em Barcelona a edição 2013 do GameLab, um evento com o objetivo de incentivar a criação de iniciativas relacionadas com entretenimento e videojogos no espaço Europeu e que teve Mark Cerny, o responsável pela arquitetura do PS4, como orador numa conferência denominada "Road to PlayStation 4." 

Nesta conferência, Cerny  falou sobre o seu percurso profissional - passando pelaAtariSega e Universal Interactive - e a forma como o facto de ter sempre trabalhado em jogos e viajado entre os E.U.A. e o Japão  foi importante para ser o homem certo para o trabalho para o qual se propôs com o PS4

imagem


Cerny abordou as origens do PS3, apontando diversos erros à mentalidade da Sony  quando o console começou a ser idealizado. Apesar das qualidades do processador CELLCerny referiu que programar para o PS3 no início era como resolver um cubo Rubik. Para além disso, o CELL terá também contribuído para um fraco conjunto de jogos no lançamento do console. 

O que também desempenhou uma parte nesta falta de jogos no lançamento do PS3para Mark Cerny foi o fato da Sony ter deixado deliberadamente as produtoras externas como a Electronic Arts e a Rockstar de lado, mantendo o console entre os seus estúdios internos. 

Estes estúdios terão mesmo tido acesso bastante antecipado ao console - por volta de 2004 - sendo destacada uma equipe composta por membros da Naughty Dog e da trilogia Jak & Daxter com a função de desenvolver ferramentas de produção de software para o PS3 destinadas às produtoras da Sony

Segundo Cerny, apesar de eventualmente o processador CELL ter compensado em jogos como Uncharted, a Sony queria reduzir custos e tempos de produção, sendo que, para tal, seria necessário pegar numa tecnologia mais acessível e, portanto, numa arquitetura semelhante a um PC, algo que o próprio acreditava não ser possível. 

imagem


Todavia, depois de pesquisar sobre o assunto, Cerny terá ficado convencido e, depois de ficar com o lugar de responsável pela arquitetura do PS4, adotou uma estratégia que visava sobretudo as produtoras. 

Tendo-se reunido e discutido com mais de trinta produtoras diferentes, Cernydecidiu apostar numa consola de memória unificada e com um GPU mais poderoso. 

Cerny mencionou também a adoção da mentalidade relativa aos jogos de arcada deNolan Bushnell, o lendário fundador da Atari, "easy to learn, difficult to master" (fácil de aprender, difícil de dominar). 

Com esta mentalidade, Cerny terá optado por uma arquitetura com que os produtores não tenham problemas em começar a desenvolver jogos - permitindo títulos de qualidade no início de vida do console - mas que ao longo do tempo permita melhorar e fazer títulos ainda melhores. 

O aspeto final do PS4 foi revelado na última edição da E3 e, apesar de não ter sido adiantada a data de lançamento, foi anunciado que irá custar ? 399.

Nenhum comentário:

Postar um comentário